- PL 287/2009, de autoria do deputado Raul Carrion (PCdoB) do RS

Os bares e restaurantes do Rio Grande do Sul deverão disponibilizar cardápios em braile para seus clientes, caso seja aprovado o Projeto de Lei (PL) 287/2009, de autoria do deputado Raul Carrion (PCdoB).

Pela proposição, os estabelecimentos onde sejam comercializadas refeições ficam obrigados a oferecer cardápios em braile para atendimento aos portadores de deficiência visual.

Conforme Carrion, a medida é necessária, tendo em vista que freqüentar bares e restaurantes não constitui apenas uma opção de lazer na vida moderna. “É uma atividade constante em que o hábito de fazer refeições ou lanches fora de casa se torna cada vez mais comum e necessário”, explica.

Segundo dados do Censo de 2000 do IBGE, à época residiam cerca de 980 mil deficientes visuais no Estado. De acordo com Carrion, com o crescimento populacional, estes números devem ter aumentado. Para o comunista, a oferta de cardápio em braile será um ato de cidadania e respeito às pessoas portadoras de necessidades especiais. “Possibilitará aos deficientes visuais mais uma opção para a autonomia necessária no dia-a-dia, pois ao freqüentar ambientes comuns a todos, devem ser tratados de forma igualitária, sem necessidade de estarem sempre na presença de um acompanhante”, sustenta o parlamentar.

O PL 287/2009 estabelece que os cardápios deverão estar expostos em local de fácil acesso para o portador de deficiência visual ou de seu acompanhante, contendo o nome dos pratos, ingredientes usados no preparo, relação de bebidas e sobremesas, outros produtos oferecidos e seus respectivos preços.

A proposta prevê que o Poder Executivo poderá regulamentar a sanção a ser aplicada em caso de descumprimento da lei. Caberá ao Executivo também definir o órgão que deverá fiscalizar e aplicar as possíveis multas e as formas como serão encaminhadas reclamações e denúncias de desobediência à norma.

O PL fixa um prazo de 90 dias após a sanção para os bares e restaurantes se adequarem à lei.

Fonte: PAUTA SOCIAL – www.pautasocial.com.br

..:: Compartilhe ::..
  • Add to favorites
  • email
  • RSS
  • Twitter
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google Bookmarks
  • Blogplay
  • Live
  • MySpace
  • Rec6
  • Technorati
  • Yahoo! Buzz

    VÍDEOS - Como tirar medidas corretamente

    PROJETOS & CONSULTORIAS

    LINHA DE CRÉDITO

    PARCEIROS

Onde Estamos

Fábrica e Loja Virtual
Rua: Avenida Zurita, 789
Jardim Belvedere
Telefone: 19 - 3542 5444
Araras - São Paulo

Show Room
Rua: Vergueiro, 6604
Alto do Ipiranga
Telefone: 11 - 5062 8756
São Paulo - São Paulo

Fotos

Andador AranhaBicicleta AdaptadaCadeira de Banho Enxuta Juvenil DobrávelAndador Europa LuxoTriciclo AdaptadoCantinho com Tilt e Mesa AVDCadeira de Banho Enxuta InfantilCadeira Escolar AdaptadaAndador EstrelaCadeira de Banho Enxuta Juvenil FixaMesa EscolarCadeira de Rodas PrismaEstabilizador Vertical Prono StandCadeira de Rodas RelaxAndador Reversível

Twitter